segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A Rádio difusora de Brejo Santo - CE- Fátima Teles



Brejo Santo: Nosso chão, nosso povo!

O Menestrel da comunicação, José Alves Moreira!

A Rádio difusora de Brejo Santo - CE


         O primeiro serviço de som instalado e primeira rádio difusora de Brejo Santo, em Brejo Santo, pertenceram ao senhor Epaminondas Nogueira e o senhor José Alves Moreira era seu colaborador. Porém, com o tempo, o senhor Zezinho Moreira assumiu a comunicação do Município sozinho.

         A segunda rádio difusora que temos notícia, em nosso Município, foi instalada pelo cidadão José Alves Moreira, popularmente conhecido por Zezinho Moreira. Ela inicialmente foi montada no local onde ele trabalhava, na casa seleta, que era de propriedade do senhor Emílio Salviano Alves. Para o feito, o senhor Zezinho teve o apoio dos amigos Chico Inácio e Evandro Salviano.

         Na década de 60, do Século XX, o comércio de Brejo Santo ouvia os anúncios através da voz eloquente do senhor Zezinho. Os comerciantes mais abastados o contratavam para anunciar os seus produtos. Os alto- falantes eram distribuídos em todo o comércio. O estúdio dispunha de discos de vinis em seus mais variados estilos, que eram tocados em uma radiola. Cada época do ano, em suas datas comemorativas, as músicas tocadas estavam de acordo com essas datas. Nos dias que antecediam o dia das mães, as lágrimas desciam dos olhos ao ouvirmos “mamãe, mamãe, mamãe, és a rainha do lar...”

         Em seguida, o seu Estúdio foi transferido para a Travessa Clementino Tavares (beco de Sinésio), e logo após, em sede própria, na Rua Padre Viana, próximo à Igreja Matriz. As propagandas itinerantes eram feitas por uma Rural (carro utilizado nos idos de 60 para transportar passageiros e para propagandas). O seu estúdio recebeu o nome de CRP(Centro regional de Publicidade).

         O senhor Zezinho Moreira também participou do Bloco União junto aos seus primeiros integrantes, como Euclides Nascimento, Chico de Sinésio e outros, assim como fez parte da Banda Municipal do Maestro Olívio Lopes Angelim, tocando o pistom.

         Segundo o Historiador e Secretário de Cultura, Mirancleide Basílio, “o senhor Zezinho Moreira foi um excelente ator de teatro. Ao lado de Bernadete Cavalcanti, Inês Carlota, Valmir Alves e Lourenço Gomes. As peças eram dirigidas pelo ilustre Joaquim Carolino. Os dramas, como eram chamados, foram intitulados de “O anjo protetor”, “Em busca do além” e “Paixão de Cristo”. O espetáculo era apresentado aos domingos e feriados, no bar Realce, propriedade de Pedro Celião e sorveteria Flórida. As peças teatrais ainda foram apresentadas nas Cidades de São José do Belmonte - PE, Crato-CE, Barbalha - CE, Mauriti - CE, Missão Velha - CE e Barro - CE. O senhor Zezinho Moreira ganhava sempre os aplausos da plateia, pela sua atuação brilhante de jovem galã. Ao lado de toda sua existência participou de eventos sociais de Brejo Santo, era assíduo aos bailes no Brejo Santo União Clube, era imperdível as festas de 15 de setembro em comemoração ao aniversário do professor José Teles de carvalho...”

         Na gestão do Prefeito Wider Landim, através de projeto do vereador Miran Basílio, Zezinho Moreira foi laureado com o troféu Coronel Basílio Gomes, pelos serviços prestados à Cultura de Brejo Santo e na gestão do Prefeito Arônio Salviano, foi contemplado com o título de Mestre da Cultura pela sua contribuição à Cultura do Município.

         O senhor Zezinho Moreira era natural de Pernambuco. Casou-se com a brejo-santense Maria Edite Alves de Moura e com ela teve duas filhas: Telma Rejane Alves Moreira e Adriana Alves Moreira.


         No dia 05 de Fevereiro de 2012, veio a falecer e o seu enterro foi acompanhado pelos músicos da Banda Municipal.



Fátima Teles

Revisora de texto : Cleide Teles 

Fonte:
Entrevista realizada com sua filha Adriana Alves Moreira
Historiador: Mirancleide Basílio


esse texto também está na coluna da fatinha Teles disponível no  http://www.blogdofariasjunior.com


        
        

Um comentário:

  1. Meu saudoso e amado pai...
    SAUDADES!!!
    Obrigada Fatinha Teles pela linda lembrança, que seja essa minha homenagem ao Dia dos Pais!
    Abraços com carinho 💐
    Telma Rejane

    ResponderExcluir