domingo, 7 de janeiro de 2018

O Querido Mestre Alfaiate Adísio Gomes- Fátima Teles



O Querido Mestre Alfaiate Adísio Gomes


Por Fátima Teles, Professora Formadora da Área de Humanas da secretaria de Educação de Brejo Santo, Assistente Social, Escritora e Poeta.





O senhor Adísio Gomes de Santana nasceu em Brejo Santo em 20 de Junho de 1936. Filho do casal Antônio Gomes de Santana e da senhora Ambrosina Gomes da Silva. Está com 81 anos e 66 anos de trabalho ativo.

                No ano de 1951 ele iniciou o ofício de alfaiate trabalhando com o senhor João Domingos. Logo depois o senhor Cícero Pereira veio do Município de Mauriti morar em Brejo Santo e montou sua oficina. O senhor Adísio trabalhou na oficina do senhor Cícero pereira. Por volta de 1957 o senhor Cicero pereira vendeu a sua oficina para o senhor Valmir Alves. Em 1958 o senhor Adísio comprou a oficina do senhor Valmir Alves e tornou-se conhecido como Mestre Adísio.


Foto :  Adísio Gomes, Cícero pereira, Aloisio Silva, Valmir Alves, Geraldo Alves, Benone Anselmo

Qual homem nunca foi uma festa com uma calça ou camisa feita pelo mestre? Houve um tempo na nossa Cidade que não se comprava roupas em lojas e era o mestre quem fazia as roupas para festas e ternos para casamentos.

Em 1955 o Mestre foi aprender a tocar instrumento musical e tornou-se membro da Banda municipal do Mestre Olívio.

Um fato interessante é quando ele conta que na Posse do presidente Juscelino Kubistchek ( JK), aqui em Brejo Santo o Presidente do Partido do Presidente JK, o senhor Manoel Tiburtino Inácio, do PSD, organizou uma Missa em homenagem ao Presidente e a Banda municipal tocou para reverenciá-lo. O pai do Mestre Adísio era o fogueteiro da Cidade. Ele mesmo produzia os fogos e os vendia. Nesse dia da posse do presidente houve uma grande queima de fogos.

Na década de 60  o Mestre fundou juntamente com os senhores Chico de Sinésio e Amadeu o Time de Futebol Comercial Futebol Clube (1961).



Em 1965  o Mestre e mais alguns amigos formaram uma Banda Musical “ Acadêmicos do Ritmo”, onde tocavam no interior do Estado do Pernambuco e era muito comum eles embalarem as festas de formatura do Colégio Padre Viana do Professor José teles de Carvalho. Os integrantes da Banda :
Mestre Adísio- Baixo
Sebastião Gomes (Uá)- Sax
René Lucena – Crooner
Ribamar Alves (Bà)- Crooner e Cantor
Antônio do Clube – Bateria
Zezinho Cavalcante – Piston
Zé de Helena – Sax
Kbo Xico – Guitarra Base




O senhor Adísio casou-se no dia 18 de Março de 1962 e lembra a data com muito carinho. Sua esposa é a senhora Maria Cabral Gomes. O casal teve  cinco filhos :

                                           Mestre Adísio e sua esposa dona Maria

Francisco Adilson Gomes
Maria do Carmo Gomes
Manoel Edilson Gomes
Nazareno Gomes Cabral
Admária Gomes Cabral

                                                                    Os filhos



O Mestre Adísio é muito querido e um trabalhador honesto, humilde e de uma simplicidade linda de ver. É sempre muito atencioso, simpático e tranquilo.





                                          São João No Brejo Santo União Clube

Fonte :
Entrevista com o Mestre Adísio em sua residência

A foto que o Mestre está costurando foi retirada da rede facebook, página de seu filho Edilson Gomes.




2 comentários:

  1. É muito importante para nós Brejosantenses , saber um pouco sobre as pessoas que fizeram parte da história da nossa cidade!Isto é cultura.
    Parabéns Fatinha Teles!Excelente matéria. Compartilho todas!!!

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem Fatinha, é uma grande honra ser filho desse homem.

    ResponderExcluir