sábado, 30 de junho de 2018

Formação de Ciências Humanas para o 3º Bimestre - Fátima Teles




RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DE JUNHO DE 2018
3º BIMESTRE


No dia 21 de Junho de 2018 foi realizada a formação de Ciências Humanas na sala de Formação do primeiro andar da Secretaria Municipal de Educação cumprindo uma agenda de leitura, conhecimento e debate.

A formação teve início às 13:00 com a leitura de deleite (Nordeste: Cultura, gostos e sabores). Cordel da professora Zilmar. A leitura foi feita pela Formadora Fátima Teles.

Logo mais às 13 :15min houve a entrega das planilhas para o 3º Bimestre. Posteriormente às 13:30min vimos a apresentação do Vídeo Metodologias Ativas e às 13:45 min foi realizado um debate sobre a importância do planejamento, assunto visto no Vídeo.





Cumprindo a agenda de estudos, às 13:50min foram entregues os textos sobre Metodologias Ativas para uma aprendizagem significativa ( Margarete Ticianel) e Mudando a educação com metodologias Ativas ( José Moran). Para dar sequência ao estudo às 13:55min foram divididas as equipes para o estudo e às 14:00 teve início o estudo com as estações rotativas.


Contamos com a participação dos estagiários da universidade Federal do Cariri, UFCA, trazendo o estudo da Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da História e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Estiveram presentes firmando a parceria para a formação continuada dos professores  municipais os Professores Reginaldo e a professora Karla da UFCA.



No horário de 15:00 foi dado um intervalo acompanhado de lanche e entrega dos mimos. Logo mais às 15:30 recebemos a participação das encantadoras municipais, professoras Jucieuda , Eneliran  e Sandra cantando um pot-pourri de Luiz Gonzaga interagindo com os professores.



Retornamos ao estudo às 15:15 com apresentação dos trabalhos em forma de debate.

Logo às 15:50 entregamos os livros sobre Brejo Santo para compor a sala de estudos e os livros presenteados foram: De Brejo da Barbosa a Brejo Santo (Fernando Maia da Nóbrega); Um Civilizador do Cariri (Padre Antônio Gomes); Brejo Santo e algumas lembranças de seu passado ( Carlos Araújo Santana).Uma trilha sobre os aspectos históricos e geográficos de Brejo Santo foi trabalhada com os professores que responderam a dinâmica com muito entusiasmo e animação, no horário de 16:00.




Uma avaliação da formação foi feita às 16:30 seguida de  encerramento.






                                                                        Formadora

                                                      Maria de Fátima Araújo Teles

                                                 Brejo Santo-CE, 21 de Junho de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário